quarta-feira, 14 de julho de 2010

Metrô do Rio:Os carros Mafersa


A história dos trens da Mafersa para o Metrô do Rio de Janeiro iniciava-se no ano de 1974,quando da abertura de licitação para os carros do Metrô.O resultado veio a sair um ano depois,em setembro de 1975:o consórcio Metrocarro Mafersa-Villares estava responsável pela construção do protótipo e do fornecimento de 270 carros para a Cia. do Metropolitano do Rio de Janeiro

 Esta é parte da capa de um folder distribuído pelo Metrô do Rio de Janeiro em agosto de 1975,curioso destacar que já naquela data a CMRJ já tinha em mente o layout externo dos carros que viriam a ser produzidos pela Mafersa dois anos mais tarde,e que foi expresso neste render.

De uma maneira um tanto quanto rápida o primeiro protótipo dos carros já estava pronto na Mafersa no ano de 1977 e realizava testes no mês de julho deste ano.Por pouco também que a Mafersa não consegue sair como vencedora também da licitação dos carros do Pré-Metrô,na qual também competiam a Cobrasma e a Companhia Industrial Santa Matilde,e na qual no mesmo ano,em março,a licitação havia anunciado a Cobrasma como vencedora da licitação.E assim foi:no mês de janeiro de 1978 a Villares entrega os primeiros truques para a montagem nos carros,e a empresa americana Westinghouse foi a responsável pela instalação dos motores elétricos...

No dia 7 de abril de 1978 o primeiro carro do Metrô é concluído e a ser transportado para o Rio de Janeiro por trilhos,rebocado por locomotiva da Rede Ferroviária Federal.Quatro dias depois os dois primeiros carros já estavam presentes na cidade do Rio de Janeiro e uma semana depois no dia 18 de abril houve a primeira inspeção visual nos veículos.


 Carro 001,o primeiro entregue a Cia. do Metropolitano,já nas dependências do Centro de Manutenção.A primeira foto é da plaqueta comemorativa do primeiro carro entregue pronto pela Mafersa.

No dia 25 de abril,o primeiro contato dos carros com os trilhos do Centro de Manutenção,823 metros de linha instalada especialmente para os testes dos carros.Os testes de segurança foram feitos até o dia 8 de maio,passando por mais 17 dias de testes estáticos e mais 13 dias de testes funcionais...E no dia 29 de julho o carro protótipo do Metrô fez sua primeira viagem com passageiros,percorrendo 600 m das linhas do Centro de Manutenção por 4 vezes,somando um total de 2400 metros.E finalmente em agosto ele desceu as galerias construídas do Metrô para no dia 5 de março de 1979 ele fazer a sua primeira viagem,no trecho Glória-Praça Onze[clique na imagem para ampliá-la]:

Somente no dia 19 de novembro de 1981,os Mafersas vieram a realizar viagem no primeiro trecho da Linha 2 entre São Cristóvão e Maracanã.Até 1980 o status da entrega dos carros era este:
  • 1978 - 16 carros entregues
  • Janeiro de 1979-Julho de 1979 - 48 carros entregues
  • Agosto de 1979-Maio de 1980 - 92 carros entregues
 Cartão-postal da Cia.do Metropolitano,distribuído na época da inauguração nas estações em 1979.

A partir do dia 12 de maio de 1982 os carros do Metrô passaram a andar sozinhos!! Isso graças ao sistema de piloto automático instalado na Linha 1,que permitiu diminuir o intervalo de 6 para 3:45 minutos aproximadamente,aumentando consideravelmente a segurança e a oferta de trens.



Estação da Cinelândia,em 1981,consideravelmente cheia.

Porém devido a falta de verbas em operação e manutenção,iniciados em 1984,o Metrô começou a apresentar deficiências na manutenção e operação do serviço.Vários problemas técnicos estavam ocorrendo e causaram ligeira diminuição no número de passageiros/dia,e carros passaram a ser canibalizados para suprimento de peças.Mais 15 carros foram recebidos no ano de 1983 e no ano de 1984,após entregues 23 trens,a Mafersa suspende o entrega de novos trens em função da falta de pagamento.

No ano de 1985 cinco trens de 6 carros estavam canibalizados nas dependências do Centro de Manutenção,em decorrência da falta de peças,a situação veio a se agravar no mesmo ano com mais duas unidades canibalizadas em seguida.Para completar,35 carros estavam sucateados no pátio da Mafersa em São Paulo,carros estes inacabados em decorrência do cancelamento de contrato por não-pagamento.No dia 4 de junho do mesmo ano era suspensa a operação automática dos trens,sendo retomada a operação automática somente no dia 11 de janeiro de 1986...Em maio de 1985 aproximadamente 15 bilhões de cruzeiros são repassados ao Governo do Estado para o início da recuperação da frota canibalizada.

Duas imagens de um trecho do filme ''Um trem para as estrelas'' ,do ano de 1987,que se passam nas dependências do Metrô.O mesmo se encontra na estação Botafogo.


Em 1993,a frota de Mafersas estava assim: 46 carros tipo A(com cabine de condução) e 100 carros tipo B(sem cabine de condução),possibilitando a formação de 23 trens de 6 carros e ainda sobrando 8 carros tipo B.A situação era muito adversa ao que previa o contrato inicial: 270 carros,106 carros tipo A e 164 carros tipo B.

 Esquema representativo dos carros tipo A e B dos Mafersas.

Entre 1996 e 1997 a Alstom "cumpre o contrato" firmado pela Mafersa em 1975,ou seja,entrega 36 novos carros, 22 tipo A e 14 tipo B-lembrando o que está escrito mais acima,35 trens em 1985 se encontravam parados no pátio da Mafersa devido a falta de pagamento da quantia prevista na licitação-aumentando a oferta de trens e inclusive encerrando o ciclo precoce dos pré-metrôs na Linha 2,assunto já para outro tópico.

Depois que o consórcio Opportrans passou a ser o controlador do serviço de Metrô no Rio,esta foi a pintura sucessora ao da Cia.do Metropolitano.Grandes mudanças,no que diz respeito as cores e a nova logomarca.

Em meados de 2007 a empresa sofre nova alteração visual,e as máscaras acabam ganhando a cor azul,padrão visual mantido até hoje.

Em março de 2008 alguns carros da Mafersa ganharam um novo interior,visando maior comodidade e maior espaço para passageiros em pé.Processo de reforma este que devido a frota de 33 trens estar rodando quase que ininterruptamente,e demonstrando déficit de frota no sistema atual e agravado pela Linha 1A, encontra-se paralisado.Inclusive já foi estudada mudança da máscara frontal para os carros tipo A dos Mafersas,projeto aparentemente engavetado.
Nas imagens acima,carros com os interiores renovados,pela Pifer Interiores Ferroviários,com design elaborado pela Ydea Design.Nas duas últimas fotos reparar a diferença no desenho dos bancos:Sim,a Pifer,que também fez o interior dos trens coreanos,em um dos carros reformados pôs os mesmos estofados encontrados nos Série 2005 da SuperVia.Abaixo desenho esquemático do interior reformado.
Com a construção da Linha 1A,certas curiosidades estão acontecendo com os Mafersas:Primeiramente se trata do trem 99,na qual tem dois carros tipo A engatados,como num trêm da SuperVia por exemplo:

Ou então Mafersas na Pavuna:

 
Fora outras estranhezas,os Mafersas continuam tendo a dura missão de transportar os passageiros pelas Linahs 1 e 2 conectadas,e quem sabe no futuro pela expansão até a Barra né...

 No próximo post falarei mais sobre a Mafersa,no caso os 30 trens que ela produziu para os subúrbios da Central do Brasil. Até !!

Nenhum comentário: