Unidade 724, primeira unidade reformada:
Problemas recorrentes, fruto de reforma mal-conduzida.
A Supervia promete que irá reformar 73 trens. Para isso, contrata a T'Trans e a MPE para execução dos trabalhos nas Séries 700 e 500. O tempo previsto de reforma para os mesmos, segundo a própria Supervia, é de 6 meses, para que não haja um grande déficit de frota e para que os passageiros tenham mais rapidamente essas unidades equipadas com AC em serviço.Todos esperam a execução de trabalhos semelhantes aos feitos pela Alstom e IESA nas 18 unidades reformadas com ar-condicionado, bancadas pelo Governo do Estado.
Até aí nada demais, até a chegada dos primeiros. Um trabalho rápido e mal-feito, para não dizer decepcionante.A T'Trans pecou demais na reforma dos mesmos, e a Supervia também, por ter requisitado isso tudo na reforma dos mesmos e assim ter comandado uma "modernização parcial"(como diz a T'Trans).Eis o porquê.
Modernização?
Interior do 700 reformado: Pequenos detalhes fizeram a diferença. Janelas seladas melhorariam bastante o aspecto da unidade.
Janelas: Possibilidade de abertura, algo até então inimaginável em um trem "com ar-condicionado".
Escurecidos, criam problemas aos usuários e limitam possibilidade da iluminação natural nas unidades.
Uma nova máscara foi colocada, mas em cima da máscara original do mesmo. O para brisa "panorâmico" acaba por ressaltar as três janelas que faziam parte da máscara original, mostrando que, para o condutor, nada muda com relação aos 700 existentes, inclusive nos comandos de condução, sendo mantida toda a base do que já tinha sido feito pela Alstom. A nova máscara inspirada no design dos trens coreanos, no entanto, tem sua beleza.
Inspirada nos coreanos, a nova máscara é uma iniciativa de melhorar a máscara frontal das unidades.
Equipamento de ar-condicionado utilizado em ônibus e colocado nas reformas dos trens da Supervia:
"Solução" que se transforma em problema.
Sobre o equipamento de ar-condicionado: Claro que é possível a intervenção para colocação de um equipamento mais potente e semelhante ao que já é utilizado nos 700 reformados da Alstom, que também tem a vantagem de reduzir custos e padronizar a manutenção. A colocação de janelas seladas é a coisa mais simples a se fazer, e com certeza melhoraria a estética da unidade. A Supervia se ateve mais a estética do que a funcionalidade e boa operação da unidade, no entanto cometeu erros imperdoáveis nos dois quesitos.Fica evidente a redução dos custos de reforma para a escolha destas características. Além disso, as unidades até agora reformadas já apresentaram vários problemas, desde elétricos a comuns problemas com o ar-condicionado. Resta saber apenas se a Supervia vai corrigir esses erros e se está disposta a corrigí-los.
A luz azul indica avaria ou problema no equipamento de ar-condicionado, nas unidades reformadas da T'Trans. Precisa dizer mais alguma coisa?
Há também a reforma dos 500: feita pela MPE, seguiu os mesmos passos dos 700, com a colocação de equipamentos de ar-condicionado semelhantes a ônibus, e janelas originais seladas. Como ele ainda opera pouco e eu particularmente não fiz viagens nele até agora, me recuso a dizer alguma coisa sobre os mesmos, para evitar conclusões precipitadas. Por isso, eles serão assunto de posts futuros. Ainda há a esperança de que isso não se repita nos 900, e que se faça uma reforma de verdade daqui em diante nas unidades restantes. Encerro com a ficha técnica do aparelho de ar-condicionado instalado nos 700. Até breve.
Capacidade Máxima: 135.000 BTU/h (40 KW) 2 equipamentos/carro.
Volume de Ar do Evaporador: 6.300 m³/h
Gás Refrigerante: R 134a
Dimensões (C x L x A mm): 2.880x1.920x220
Peso Aproximado: 198 kg
Compressor (modelo/capacidade): Bitzer 4NFCY / 647 cm³
Peso do compressor com polia: 48 kg
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