segunda-feira, 14 de maio de 2012

8000 em Belford Roxo: Uma novela sem fim...

 Unidade 8009 na plataforma 3 de São Cristóvão, vindo de Belford Roxo.
Situação bastante atípica, ainda mais num sábado, por volta das 17:30.


As vezes, tenho vagas lembranças da minha infância.Uma delas está relacionada aos trens.Isso foi provavelmente em 2006 ou 2007, me lembro vagamente que atravessava a passarela da estação de Rocha Miranda, quando passou um trem envelopado da TVE. O tempo passou, conheci o hobby dos trens e assim, pude ligar os fatos. Só que não imaginava que talvez tenha visto algo raro: um Série 8000 em Belford Roxo.E o trem em questão seria o 8011.  

De 2008 pra cá, desde que passei a acompanhar o hobby, ouvi muita história de trens dessa série por lá. Passagens de 8000 no ramal nos últimos 4 anos com certeza ocorreram, mas foram tão rarefeitas que os registros fotográficos sequer existem. Talvez, o período que a passagem dos mesmos pelo ramal se tornou uma história recorrente foi em 2009. Nos debates relacionados aos trens, sempre havia o comentário de alguém ter visto um 8000 no ramal. Porém, sempre "relances", "a noite", "passou rápido"... Relatos que não podemos comprovar sua veracidade. 


Com uma foto dessa, feita no início da noite, poderia dizer muito bem que é um 8000 em alguma estação do ramal de Belford Roxo. Na realidade, essa foto foi feita em Madureira, de um 8000 que ia para Bangu.


Me lembro de, nessa época, ter perguntado a um rapaz da manutenção sobre a presença dos mesmos no ramal. Ele confirmou que haviam sim testes de 8000 recém-chegados de revisões gerais em Belford Roxo, e que o único problema seria a falta de jogo dos truques nas famosas curvas fechadas do ramal.De fato, todos conhecem o problema dessa falta de jogo dos truques nas curvas. Claro que pode representar um risco uma circulação por lá cometendo excessos de velocidade. Mas também não podemos esquecer que a curva de Deodoro é igualmente fechada e perigosa como a de Magno.

 Truques da Série 8000: a eles, maior parcela de culpa por não rodarem em Belford Roxo.
Será que é para tanto?




Com a expectativa da chegada dos trens chineses, a frota de certa maneira deu uma "enlouquecida" do ano passado pra cá. Algo que já não era visto desde meados de 2001, que era a circulação de 8000 na formação de 8 carros, aconteceu, e vem acontecendo, com operação não somente restrita a Deodoro, tendo o mesmo passado por Santa Cruz, Japeri e principalmente Saracuruna, onde os mesmos atualmente fazem mais presença. E os relatos das aparições dos 8000 no Belford Roxo voltaram a acontecer, desta vez havendo registro fotográfico, que é a foto inicial do post.




Série 8000 com 8 carros: Já tem vídeo, foto dele em Japeri e inclusive há unidades circulando nessa configuração atualmente. Já 8000 em Belford Roxo...


A Série 8000 é a unidade de futuro mais incerto na Supervia, isso é um fato, pois nada está certo acerca ou da modernização, ou da aposentadoria que encerraria de vez o ciclo dos 800/8000 no Rio. Guardadas as devidas possibilidades, a presença da Série 8000 em outros ramais, principalmente Belford Roxo, sempre é discutida.
 
 O desempenho da Série 8000 por si só é diferente de muitos trens da frota. Quando operado nos serviços paradores de Deodoro e Bangu, sempre apresenta uma boa taxa de aceleração, desenvolvendo uma arrancada rápida que, mal comparando, é similar a dos trens do Metrô Rio. Porém não é um trem de aceleração constante, apresentando corte de tração quando chega a velocidade superior a 82km/h. Também não podemos esquecer: quando um 8000 não está nos seus dias, ele avaria mesmo... 

Lanterna indicadora laranja de avaria ligada num carro de Série 8000:Nunca é um bom sinal...

Logo, suas características não seriam tão ideais para um Japeri, com 3,1km distância média entre estações. Apresentariam assim boa operação no Belford Roxo, onde essa distância é de 2,5km, próxima aos 2,1km de distância média entre estações do ramal Santa Cruz, longe e incomparável a média de 1,1km do ramal Deodoro. Por sua vez, a rampa máxima do Belford Roxo é de 2%, bem superior a dos outros ramais, com rampa máxima de 1,1%. Como prova, só lembrar da aclividade relativamente acentuada vista na saída da estação Belford Roxo. Resumindo: sua aceleração, combinada a distância menor entre estações, pode sim significar relativa diminuição de tempo de viagem.


Para os passageiros, o que representaria? De longe, seria um salto para um ramal que ainda tem alguns 700 e 900 originais, internamente mal-conservados, passar a ter os 8000.Somado aos 700 e 900 revitalizados sem ar e as que possuem ar-condicionado*, de longe ele passaria a ter uma frota digna e bem mais apresentável, para um ramal nos últimos tempos foi a "lixeira" do sistema ferroviário carioca. Claro, ele ainda não viu a cor dos trens coreanos passando por lá(700 reformado da T'Trans não vale, assim como os que correm por lá na operação matinal do Japeri via "Linha Auxiliar" ein rsrs), ainda tem Série 1000 e 400 sacolejando por suas curvas, fora a estação do Jacarézinho e seus problemas, seja de segurança pública, infra-estrutura da "estação" e vários outros, mas é inegável que houve significativa melhora, que daria um passo a mais com a vinda dos 8000 para este ramal.


Interior da unidade 8003. Muito diferente de alguns trens que ainda rodam por Belford Roxo...


Tais questões esbarram em outra questão: Há usuários de lá que preferem os trens de 6 carros pela melhor comodidade no pico, assim como os que preferem trens de 4 carros, desde que com ar-condicionado... Não tem como agradar a todos, mas isso irei abordar em futuros posts, pois este assunto aqui sempre dá o que falar.


* - Não considero os 700 reformados da T'Trans dentro dessa conta, não só pela colocação de um equipamento de ar-condicionado deficitário, mas por seus inúmeros problemas pós-reforma, além de uma revitalização estética que muito deixou a desejar. Outro assunto bem mais polêmico. 


Agradecimentos: Bruno Rodrigues, Thiago Matarazzo, Gustavo Rubro.

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