Embarque de passageiros num trem para Japeri, no Engenho de Dentro.
A maior demanda do sistema da Supervia.
No ramal estão sempre unidades de 9 e 8 carros. Dentre as unidades de 9 carros, grande maioria são Séries 400, contando com 2 Séries 1000 adaptados para essa configuração e 2 Séries 500 acoplados(uma unidade de 5 carros acoplada a uma unidade de 4 carros). O resto é uma frota variada, de acordo com o que é remanejado para lá.Como todos sabemos, os Séries 400 e 1000 estão para serem aposentados devido a idade útil excedida e por sua característica de carros com aço carbono que impossibilita uma reforma para colocação de ar-condicionado. A manutenção deles começa a deixar a desejar, são os trens que menos avariam, mas mais por necessidade de frota - é bem normal o isolamento de avarias nestas unidades para que elas possam servir ao pico - do que por excelência na manutenção, a qual todos sabemos como é.
Unidade 496 em Ricardo de Albuquerque. Séries 400 são quase como a "frota fixa" do ramal.
E estão com os dias contados.
Série 1000: Produzidos em 1954, originalmente Séries 200, foram reformados em 1993. Com mais de 50 anos de operação, já passa da hora a sua aposentadoria. Apesar desse visual, as aparências enganam.
É aquilo: Não pode deixar o Japeri avariar no pico, de jeito nenhum. O que acontece no Japeri é, em larga escala, o que acontece num sistema inteiro. Um trem avaria, aparece um no lugar - se aparecer um trem depois disso - que vai ficar cheio ao receber os passageiros da unidade avariada, o povo se irrita e desconta no trem, no mobiliário da estação...
Interrupção dos serviços paradores por conta da confusão criada por "protestantes" que se recusaram a sair dos trilhos após avaria de unidade, queima de materiais da estação de Oswaldo Cruz...
Não vejo o título da matéria com ironia, mas como a veracidade dos fatos, sem esquecer a manutenção duvidosa dos trens da Supervia que causa essas avarias.
São aproximadamente 160 trens. Como todos sabem, os 49 Séries 400 e 1000 serão aposentados. Esses 30 chineses não darão conta da substituição das duas séries. De fato, essa série será descontinuada de vez quando começar a chegar os 60 trens da licitãção mais recente, que caminha para nova vitória da CNR.Resumindo: todas as compras prometidas não representarão um grande acréscimo de frota. Perante a frota atual sim, haverá significativa melhora. Mas diante da presença de 256 trens no ano de 1984, que (mal) levavam 1 milhão de passageiros por dia, é ainda pouco. Principalmente para o Japeri.
3014, uma das 34 unidades chinesas compradas para a Supervia, e sucessores dos 400 e 1000.
A nova sinalização vai representar sem dúvida uma promessa de melhoria ao ramal. A automatização destes sistemas permitirá maior segurança na viagem e a diminuição segura dos intervalos. O aumento de frota principalmente dará mais viagens e oferecerá aos poucos maior comodidade aos usuários. Só resta saber se os "usuários" respeitarão os trens e estações quando as melhorias vierem. Aí será assunto para o próximo post. Até logo.
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