O ramal Saracuruna é um dos ramais da Supervia que durante anos, assim como o Belford Roxo, recebia poucos investimentos da estatal e os intervalos eram os maiores da malha. Desde 1998, os investimentos do Governo neste ramal foram expressivos de certo modo. Em 2001 houve a eletrificação do trecho Gramacho-Saracuruna, com a reforma total das estações Jardim Primavera, Campos Elíseos e Saracuruna.
Estação Duque de Caxias: A esquerda, novo acesso a estação.(Foto: Eduardo P.Moreira)
Abaixo, um dos acessos pelo mergulhão sobre a linha férrea.
Estação que já foi renovada em 2001 ganhou novos acessos em 2009.
Em 2007, iniciaram as reformas da estação Manguinhos. Concluídas mês passado, trouxeram a elevação das vias no trecho e uma nova estação.Em 2011, Bonsucesso era reformada para receber a integração com o novo sistema de teleféricos, sendo assim mais uma estação totalmente renovada no ramal. Além disso, a Supervia anunciou a construção da estação Corte Oito, o que deve representar acréscimo significativo de usuários no sistema.Duque de Caxias ganha mais uma melhoria já que a estação homônima no centro da cidade teve acessos reformados em 2009.
Render da estação Corte Oito: Perspectiva de uma nova estação que trará mais usuários caxienses ao ramal.
Tais melhorias representam um pequeno avanço num ramal que no entanto ainda apresenta eventuais problemas e não dispõe de uma frota digna para realçar esses investimentos. No ramal ainda há a presença forte de séries 400 e 1000, apesar de relativa diminuição quando da vinda de trens coreanos a partir de 2008. A necessidade de frota é constante principalmente para os trens para Saracuruna, uma vez que a mesma absorve além da demanda local os usuários advindos dos ramais de tração diesel - Guapimirim e Vila Inhomirim.
Série 400 na plataforma da nova estação de Manguinhos:
Não é um trem a altura da nova estação.
Além disso, o trecho Gramacho-Saracuruna tem operação em via única, com by-pass em Campos Elíseos, o que não permite uma redução maior dos intervalos.Para isso, a Supervia deve investir na duplicação do trecho Gramacho-Saracuruna para que haja diminuição dos intervalos. Essa duplicação é essencial também para evitar que problemas operacionais nas unidades não afetem a circulação do ramal inteiro, uma vez que é necessária a mobilização da unidade avariada até Saracuruna ou Gramacho para liberar a via e reestabelecer o sistema.
Nova linha construída em Jardim Primavera: Duplicação da linha em curso.
No entanto a Supervia não deve se restringir a isso. Melhores trens devem ser colocados na frota deste ramal, outras estações podem ser reformadas e melhorias na via permanente e rede aérea devem ser feitas acompanhando essas mudanças. Um fato é que ao ramal ainda está muito atrelada a imagem dos trens cheios nos anos 70 e 80 e o serviço inconstante prestado na "Divisão de Subúrbios da Leopoldina".Claro, não devemos esquecer que a educação dos usuários é fundamental e deve mudar, para que cenas como as do incêndio da unidade 911, reformada com ar-condicionado, em Saracuruna não se repitam.
"Usuário" vandaliza um dos carros da unidade 911:
Educação que faz falta, e que demonstra a falta da consciência de estar queimando o que ele pagou.
Apesar do Saracuruna ser um dos últimos ramais a entrar em operação o ERTMS e que não tão cedo deverá ter unidades da Série 3000 operando no trecho, ele pode apresentar melhorias que tornem estes dois fatores "menos importantes". Aliás, qualquer melhoria no ramal é bem vinda e essencial para trazer benefícios a população de Duque de Caxias e da zona da Leopoldina e fazer com que o trem seja a melhor opção de transporte para os moradores dessas regiões.
2 comentários:
André ! Excelente blog ! Por incrível que pareça eu só fui conhecê-lo ontem ! Eu sabia que você tinha um blog, mas não sabia o link ... impressionante.
Quero te dar os parabéns, já li um bocado das postagens e posso afirmar: são de alto nível, muito informativas, didáticas e agradáveis de serem lidas, além de corretamente escritas !
Na última postagem coincidentemente tem uma foto que eu fiz: da estação Duque de Caxias. Show !
Mais uma vez parabéns, o blog está ótimo !
Obrigado pelos elogios Dado!
Postar um comentário