domingo, 13 de junho de 2010

Metrô do Rio de Janeiro:O início.



 Passados 4 anos da compra dos trens da Série 400,para os subúrbios da E.F.Central do Brasil e E.F.Leopoldina,o Rio de Janeiro apresentava o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica do Metropolitano do Rio de Janeiro,o embrião do Metrô carioca.

A metrópole vizinha de São Paulo já estava bem avançada no quesito de um sistema de Metrô,e já tinha começado as obras do seu sistema de Metrô,com a Linha 1-Santana↔Jabaquara,ao dia 14 de dezembro de 1968.Já aqui o Estudo de Viabilidade Técnica concluía que a cidade do Rio já deveria ter iniciado o planejamento do seu sistema de Metrôs desde que alcançara o seu primeiro milhão de habitantes,e isto ocorreu no ano de 1920,na década de 40 a cidade alcançou 2 milhões,e no ano de 1968 a cidade contava com consideráveis 5 978 746 milhões de habitantes,ou seja,já estava mais que na hora mesmo de iniciar os estudos do Metrô carioca...

O estudo determinava a criação da ''linha prioritária'',que correspondia ao trajeto Saeñs Pena(Tijuca)-Nossa Senhora da Paz(Ipanema).Nesse estudo também previa a expansão da Linha 1 em 1990 até o Jacarepaguá via Méier,já que segundo o estudo,é a ''única região relativamente próxima do Centro da cidade que dispõe de grande área livre,constituindo,por isso,a melhor reserva do grande Rio para expansão urbana'',e da Linha 2 do Castelo até Triagem,dali seguindo pelo trajeto da E.F.Rio D'Ouro até a Pavuna,e prevendo também a ligação via túnel Castelo-Niterói.Cada linha foi dividida em três etapas de construção,prevendo até 1990 um total de 67km de rede e 54 estações.As baldeações entre as linhas 1 e 2 se dariam nas estações Estácio e Carioca.O estudo também reforçava o alto poder integrador com os trens de subúrbio: Na Linha 1 se previam dois pontos possíveis de integração com os trens de subúrbio e na Linha 2 até sete.

Mapa da linha prioritária do Metrô,em 1968.


Visando construir, implantar e operar o sistema metroviário no Rio de Janeiro, foi criada em 14 de novembro de 1968 pela Lei Estadual 1736, a Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro.Porém somente através do Decreto Lei 35 de março de 1975, a Companhia passou efetivamente a existir, vinculada à Secretaria de Estado de Transportes, e constituído como sociedade de economia mista, sendo regulada pela Lei Federal 6404/76.
 Em 1970 as obras começam,porém a falta de verbas por parte do Governo do Estado da Guanabara quase paralisou as obras no ano seguinte.Tamanha a morosidade das obras no ano de 1972 a população já começava a ficar desacreditada em relação ao Metrô... Enquanto isso em São Paulo ao dia 14 de setembro de 1974 iniciou-se a operação comercial do Metrô paulista entre Jabaquara e Vila Mariana, o primeiro sistema de Metrô a entrar em operação no Brasil e um grande marco no transporte ferroviário até então.




Dois mapas do ano de 1973 para o Metrô.Curioso destacar a mudança do primeiro projeto do mapa abaixo,da Linha 1 até Jacarepaguá,prevendo a construção de uma linha do Jacarepaguá cruzando com os ramais de Deodoro(Madureira),Belford Roxo(Magno),com a Linha 2 no Irajá e terminando na Penha,se integrando com o ramal da Leopoldina.




Somente em 1975 as obras do Metropolitano do Rio de Janeiro foram retomadas a todo vapor,após a negociação do novo Governo do Estado do Rio de Janeiro com o Governo Federal.O método de construção em cut-and-cover(cortar e cobrir)modificava a paisagem do Centro carioca,ao mesmo tempo que futuramente trouxe a reurbanização das áreas cortadas pelo Metrô e suas estações.No mesmo ano a nova administração da Cia.do Metropolitano do Rio de Janeiro fez uma revisão no Estudo de Viabilidade Técnica de 1968,na qual houve uma grande mudança no projeto da Linha 2:A adoção do sistema de Pré-Metrô no trecho Maria da Graça-Pavuna,na qual seria feito por Veículos Leves sobre Trilhos(VLTs),e Metrôs convencionais fariam a ligação entre o Estácio e Maria da Graça.O início das obras do Pré-Metrô se deu somente no ano de 1977,com a instalação dos canteiros de obras.Consistia em 3 lotes:
 ↔Lote 60: R.Pires Carvalho(650m após a estação Maria da Graça)-Tomás Coelho
 ↔Lote 61: Tomás Coelho-Irajá
 ↔Lote 62: Irajá-Pavuna




No dia 5 de março de 1979,com a presença do presidente Ernesto Geisel,era finalmente inaugurado o Metrô do Rio de Janeiro,da Glória a Praça Onze,com 4 trens,no horário das 9h as 15h. No mesmo dia Geisel sobrevoou as obras da ''Linha Provisória'' de Maria da Graça até a Pavuna,além de conhecer o VLT que faria o Pré-Metrô.

Futuramente tratarei da frota do Metrô e da continuação da expansão do Metrô carioca pela década de 80,até +! 

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